quarta-feira, 26 de agosto de 2009


Gostaria de compartilhar um projeto que estou escrevendo sobre o uso de bicicletas. Abaixo está o resumo que foi para publicação no caderno de resumos para a sexta semana ambiental da União Dinâmica de Faculdades Cataratas.

Além da poluição ambiental causada pelos veículos também verifica-se um aumento dos congestionamentos, problemas no trânsito e falta de locais para estacionar, principalmente nos "horários de pico". Pensando em melhoria das condições ambientais, do tráfego e na promoção de saúde através de atividade física para a cidade de Foz do Iguaçu, o presente projeto se justifica na necessidade da utilização de bicicletas "bikes" como meio de transporte, o projeto piloto visa promover mudança de atitude da população acadêmica da União Dinâmica de Faculdades Cataratas (UDC), subistituindo automóveis por "bikes". Faz-se necessária a sensibilização para a participação no projeto e com isso demonstrar os benefícios ao meio ambiente, ao trânisto, à saúde e a economia quando substituído os automóveis pelas "bikes", através da realização do desafio intermodal que visa avaliar o desempenho dos diferentes meios de transporte utilizados na cidade, e da realização do Dia Mundial Sem Carro. Com o presente projeto espera-se atingir melhoria ambiental e da qualidade de vida.

Espero que gostem, estou sempre buscando novidades a respeito desse assunto, e assim que encontrar links e matérias interessantes disponibilizarei aqui.

5 comentários:

Anônimo disse...

Legal a iniciativa nos precisamos mesmo de transporte alternativo na cidade.
Parabéns.

P.B.A. disse...

Cara Ana Paula,

Os créditos da imagem sobre o dia mundial sem carro não são meus. Eu peguei esta imagem no google images e não faço ideia a quem ela pertença. haha.

Mas creio que não exista problemas em você utiliza-la. Se vc achar quem desenvolveu a imagem me avise tb!!

Abraço,

Daniel

André C. Lima disse...

Olá, Ana Paula:
Você certamente já percebeu que a amplitude da mobilidade urbana cria uma relação direta com o direito de ir e vir na cidade.
Aqui em Curitiba, juntamente com o GTH e MPL temos buscado também melhorias no modal pedestre e transporte coletivo.
Especificamente em relação ao transporte coletivo, há alguns slides que falam sobre o passe livre total e irrestrito, no blog www.sociedadpeatonal.org, que você pode usar como quiser, se interessar. Existe material interessante também no Ministério das Cidades (ex.: http://www.cidades.gov.br/search?SearchableText=mobilidade).
Grande abraço e parabéns pela iniciativa.

André Caon Lima disse...

Oi, Ana Paula:
Coloquei um link na SP para seu blog e nomeei como 'Foz da Mobilidade'. Qualquer coisa manda um recado.

Stefania Bueno disse...

Eu acho que esse é o caminho para tentarmos reverter o que está acontecendo neste Planeta. Fico muito feliz em ver pessoas se mobilizando e mudando comportamnetos, pois as pessoas tem mania de esperar por "milagres" e não se responsabilizam por nada, não mudam nada. Cara, vamos tentar reverter isso, nós somos os responsáveis. Beijos a todos!